segunda-feira, 20 de junho de 2011



O Peso da Interpretação






Ao abriras cortinas do palco, nem sempre a surpresa é agradável, pois não é sempre que temos a felicidade de nos deliciarmos com a magnitude de uma boa interpretação. Sendo o teatro a arte do ator, o peso de uma interpretação é tudo.



Pouco importa o excelente figurino, o cenário deslumbrante, um texto primoroo, o que interessa é ver a entrega do ator em cena. E também, pouco importa se o espetáculo é um drama, uma comédia ou um espetáculo infantil. O ator tem de ser pleno e absoluto em cena



O ator tem de ser entregar de corpo e alma, ser visceral, buscar nas entranhas a melhor parte que a personagem solicitar. Não bastam caras e bocas, jeitos e gestos estereotípicos e micagem em cima do palco, nada disso convence, e pôe a perder qualquer excelente produção.



A interpretação é a parte mais importante dentro de um espetáculo, pois ele que conta a história, que sente a história, que vive a história, por isso, precisa mergulhar até o fim do poço a fim de conhecer o seu personagem. O ator deve e tem de colocar o seu peso na interpretação, assim é que se conhece um bom ator.



Tudo tem de ser meticulosamente cuidado, a voz, o andar, o falar, o jeito de vestir...tudo isso, junto e misturado, vai construir a personagem que sustentará qualquer história, mesmo aquelas rasas e sem pretensões. E isso vale para qualquer ator que esteja em cena.



Não cabe a justificativa pífia de que por ter apenas duas ou três falas em cena, não é preciso todo um empenho, muito pelo contrário. Há situações que essas duas ou três alas fazem a diferença de uma história. E imagine você: A grande chance de mostrar o seu potencial está em duas ou três falas, e você, talvez por se achar mais do que seja... Desperdiça?



O ator é uma profissão que precisa ser levada a sério, até mesmo nos ensaios, alíais, é nos ensaios que um ator precisa se dedicar e caminhar em busca da melhor interpretação, pois é nos ensaios que ele vai conhecendo pouco a pouco, o quanto o peso ele terá no espetáculo. Para aí sim, quando se der o abrir das cortinas, faça a sua interpretação um motivo de admiração. Palavras de Paulo Autran.



Um comentário: